Enfermagem

04/10/2009

Band of Brothers

Filed under: Enfermagem — Larissa Fernanda Passere @ 20:17

Band of Brothers é uma minissérie dividida em 10 episódios, que retrata com muita fidelidade os campos de batalha da Segunda Guerra Mundial. A série narra à história da Easy Company, companhia E do 506º Regimento de Infantaria pára-quedista do Exército Americano.

A minissérie retrata a semelhança do Soldado Enfermeiro – Cabo Eugene com a pioneira no tratamento de feridos de Guerra – Florence Nightingale (mãe da Enfermagem). Florence foi uma enfermeira britânica que ficou muito famosa por desafiar as limitações dos cuidados aos feridos da Guerra da Criméia.

Poucas pessoas que não estão envolvidas com a Enfermagem conhecem a história de Florence Nightingale, mas para aqueles que gostariam de conhecer um pouco mais, vale muito a pena ver todos os episódios de Band of Brothers.

Cabo Eugene (soldado enfermeiro que fica no campo de batalha) e Renée (Enfermeira que fica no Hospital base), retratam perfeitamente os cuidados de enfermagem diante de uma situação extremamente precária e sem nenhum tipo de recursos.

Ambos e mais alguns enfermeiros usavam apenas compressas ou retalhos de lençóis, seringas reutilizadas, plasma sem nenhum tipo de conservação, coagulante sanguíneo em pó, tesouras e afins sem nenhum tipo de limpeza, etc.

Enfim… escassez total de qualquer material estéril/não-estéril, antibióticos e anti-sépticos de grande espectro, cirurgias de emergência/urgência, etc.

Para quase 70% dos profissionais da área da saúde certas patologias, cirurgias, diagnósticos e procedimentos não afetam o lado sentimental, mas confesso que fiquei pensativa quando ví os soldados tentando ajudar os outros sem o principal tipo de proteção: LUVA. Claro que no meio de uma Guerra ninguém vai pensar nisso, mas quem está do outro lado da telinha, o primeiro pensamento é: “Olha o nível absurdo de contaminação!”. Em muitas cenas a Humanização vem em 1º lugar, mesmo tornando-se pessoas frias.

Hoje com tantos avanços e tecnologia, ainda temos a capacidade de reclamar do tamanho inadequado de uma luva. Veja a minissérie e pense nessa simples e enorme reclamação.

Desejo uma ótima sessão cinema Band of Brothers e não esqueça a pipoca!

Abraços!

Larissa Passere

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: